Máquinas de café automática para escritório: impulsiona produtividade?
26 de fevereiro de 2019
Vantagens das máquinas de snack
Quais as vantagens das máquinas de snacks
31 de agosto de 2021

Vending Machines Residenciais – Tendência traz comodidade para quem mora e lucros extras para condomínios

Com a chegada da pandemia de Covid-19, certos hábitos que vinham se transformando ao longo da última década mudaram radicalmente. Em especial, as compras online, que dispensam contato físico entre pessoas, assumiram um papel essencial na vida de todos e todas nós. Entretanto, uma modalidade que tem um enorme potencial e que ainda é pouco explorado no Brasil é a das vending machines.

            Tradicionalmente localizadas em áreas de aglomeração, como metrôs e estações, elas ganham espaço, atualmente, dentro de condomínios residenciais. Na prática, como as máquinas são capazes de armazenas uma variedade enorme de produtos – de comidas e bebidas até verduras frescas, itens de higiene pessoal ou medicamentos que não precisam de prescrição médica – elas são muitas vezes escolhidas em detrimento de uma loja física, visto que não apenas dispensam o contato humano como poupam moradores e moradoras de terem que sair de casa para irem ao mercado.

Ao mesmo tempo, máquinas voltadas para a alimentação, como aquelas de café e as que oferecem lanches ou combos (sanduíche natural, sucos, etc.), são especialmente populares porque oferecem uma refeição rápida ou uma dose extra de energia sem que seja necessário parar numa lanchonete ou restaurante. Com isso, muitas pessoas tem optado por essa possibilidade para economizar tempo, especialmente quem tem uma rotina corrida e precisa de opções práticas para o dia-a-dia.

            Vantagens dos condomínios

            Nos Estados Unidos e no Japão, vending machines são uma parte muito comum do dia-a-dia das pessoas, mas além dos pontos de venda tradicionais (como dissemos, metrôs e afins), é muito comum que quem administra condomínios faça uma parceria para oferecer uma variedade de máquinas a seus moradores e moradoras pelas razões que comentamos logo acima. Entretanto, existe uma razão a mais para isso, que é a vantagem da fidelização e da proximidade com o público consumidor.

Por causa da pandemia e da necessidade de distanciamento social, pontos de venda tradicionais se tornaram uma opção menos viável para instalação de máquinas automáticas. Entretanto, quando situada em condomínios, essas máquinas visam atender uma demanda mais fixa, visto que as pessoas não estão de passagem por aquele local, elas passam por ali todos os dias, em alguns casos várias vezes por dia, justamente porque moram ali. Além disso, como a máquina está sempre próxima de casa, ela se torna uma opção bem mais viável para realizar compras pontuais. Isto, sem mencionar que essas máquinas aceitam várias formas de pagamento digital, tornando a transação prática, rápida e segura.

Além disso, na medida em que quem utilizará as máquinas serão principalmente os moradores e moradoras do condomínio, fica muito mais simples avaliar quais são suas principais demandas, quais os itens que mais fazem falta em emergências ou momentos de lazer, etc. Ao contrário, quando situada em uma região de alto fluxo, no qual a variedade de produtos oferecidos precisa ser menor para atender a uma demanda menos específica – daí que vendam basicamente refrigerantes e livros.

Não é por menos que a integração entre empresas ou pessoas que administram condomínios e empresas que trabalham com o aluguel, manutenção, abastecimento ou operação de vending machines seja muito comum tanto nos Estados Unidos quanto no Japão, assim como em muitos países da Europa – na França, por exemplo, com máquinas de baguetes. Isto porque, se pensarmos bem, deixar de colocar essas máquinas nos condomínios é perder uma ótima oportunidade.

Além de todos os benefícios oferecidos a moradores e moradoras, as vending machines são uma forma de rentabilizar espaços que, do contrário, não seriam aproveitados. Como elas ocupam um espaço muito pequeno – no máximo entre 1m² e 2m² –, inclusive se adequando a decoração do edifício, elas são uma forma sutil e não-intrusiva de gerar renda para dentro do próprio condomínio ou para a empresa que faz a administração do mesmo. E, convenhamos, quem pode se dar ao luxo de dispensar um bom negócio em tempos de crise?

            Modelo de negócio

O modelo de negócio sugerido pela Nutribom Express, para condomínios de médio ou grande porte, é chamado de “aluguel simplificado”. Nessa modalidade, ficamos responsáveis pela instalação, manutenção e abastecimento das máquinas, além da possibilidade de adquirir produtos da nossa companhia a preço de custo. Fora isso, as máquinas podem ser programadas para oferecem uma vasta gama de produtos: de cosméticos a medicamentos (de livre comercialização), materiais de escritório, bebidas quentes e geladas, etc.

Ao optar por esse formato, a Nutribom Expresss também irá disponibilizar um ou uma profissional, de boa qualificação, para realizar um levantamento das margens de lucro a serem empregadas nos processos de venda, de modo a otimizar os rendimentos extras obtidos pelo condomínio. Nossas máquinas estão preparadas para atender empreendimentos de médio a grande porte, com uma variedade bem grande de máquinas, todas elas equipadas para aceitar os principais cartões de crédito, vale-alimentação, e-wallets (Samsung Pay, Google Pay, Apple Pay) e de QR Code (PicPay, iFood, etc.)

Entretanto, se você estiver em dúvida sobre quais opções se adequam melhor ao seu caso, nós dividimos elas conforme o número de pessoas que você pretende atender em média, por dia: menos de 200 pessoas, entre 200 e 400 pessoas e mais de 400 pessoas por dia. Uma outra opção é entrar em contato conosco, será um grande prazer lhe ajudar a explorar essa nova e lucrativa oportunidade de negócios. Atualmente, atendemos as regiões de Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES).

Se você administra um condomínio empresarial, talvez tenha interesse em conhecer nossas também nosso micromarket, uma solução completa e automatizada para refeitório, ocupando uma área bem pequena do seu espaço. Além da comodidade para quem trabalha no edifício, essa modalidade permite que você retenha uma margem de lucros maior na medida em que fornece uma diversa gama de produtos alimentícios, de cafés a pequenos lanches, que ao invés de serem adquiridos em outro estabelecimento, seriam comprados no próprio edifício.

            Quem somos

A Nutribom Express foi fundada em 2008 e, desde então, se firmou como uma das principais referências do ramo de vending machines. Confira aqui algumas de nossas parcerias! Está em busca de vending machine para o seu condomínio, entre em contato conosco.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Precisando de ajuda em nossos produtos?
Olá, como podemos te ajudar?